Consultoria em sistemas e segurança de informação

Consultoria em sistemas e segurança de informação, em todo o ciclo de vida que um sistema requer:

  • Conceção e Planeamento – A conceção de algo só é eficaz se conhecermos o contexto de aplicação. Pelo que é fulcral apoiar a organização na identificação dos requisitos internos e externos que formam a sua identidade única, e que deve ser respeitada. Depois de definido para onde e como devemos ir, é importante que o caminho seja percorrido na direção e no ritmo certo, estabelecendo um plano de implementação. De forma que os objetivos sejam alcançados de forma eficaz, mas também eficiente.

  • Implementação – A execução das tarefas estabelecidas, na implementação do Sistema de Gestão, ou dos sistemas e controlos de segurança, permitirá alcançar os objetivos traçados. Sendo importante que essas tarefas sejam realizadas de forma organizada e orientada, conduzindo o projeto de forma assertiva, mas alinhada com os propósitos e a dinâmica da organização. Um sistema deve ser implementado para que sirva a organização, sem forçar despropositadamente que esta se adapte a esse sistema.

  • Operação e Monitorização – Depois de implementado é iniciada a operação desse sistema, sendo essencial que se faça a sua monitorização, para analisar se os objetivos a que se propôs estão a ser atingidos. Ou, por outro lado, requer a sua revisão, para que os objetivos traçados venham a ser alcançados.

  • Atuação e Revisão - No apoio à tomada de decisões conducentes à melhoria do sistema, tendo por base os dados de monitorização e auditorias realizadas.